Bibliowiki:Universo Bibliowiki

Do Bibliowiki
Revisão das 23h43min de 16 de Dezembro de 2016 por WikiSysop (discussão | contribs)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O Bibliowiki é um projeto que ao longo dos seus anos de existência veio conhecendo várias versões, sucedâneos e ramificações. Hoje conta, além deste site principal, que naturalmente é o centro de tudo, os seguintes "apêndices":

Índice

Blogue

O link

O Bibliowiki tem um blogue, cuja atividade se centra na divulgação do andamento dos trabalhos, sobretudo no que diz respeito a obras recém integradas no material que pode ser consultado no wiki, mas onde também são publicados ocasionalmente apelos à colaboração, perguntas sobre questões problemáticas, balanços de atividade, etc. O blogue tem a secção de comentários aberta, não só para a resposta às perguntas que o próprio blogue coloca, mas também para recolha da informação que os visitantes queiram fornecer e/ou resposta a consultas.

Facebook

O link

O Bibliowiki está presente no Facebook, num grupo onde vai sendo divulgado o andamento dos trabalhos, usando para isso as publicações no blogue. Por vezes, são também lá colocadas informações sobre material em falta ou incompleto no wiki, mas isso não é encorajado. Raramente há tempo para transferir de imediato a informação para o wiki, e o Facebook é praticamente o pior ambiente possível para deixar material arquivado para consulta futura.

Twitter

O link

O Bibliowiki também está presente no Twitter, com uma conta onde, à semelhança do Facebook, vai sendo divulgado o andamento dos trabalhos com base nas publicações no blogue. Esta conta de twitter foi criada também com o objetivo de fornecer respostas rápidas a dúvidas simples dos utilizadores, mas por algum motivo esse tipo de interação tem sido entre escasso e inexistente.

Google sheet "Contas dos contos"

O link

A fim de facilitar o trabalho de quem pretenda contribuir com conteúdo para o Bibliowiki, nomeadamente no que toca ao conteúdo de publicações compostas por várias obras, criámos no Google Sheets uma folha de cálculo que cria o wiki markup (i.e., os códigos usados nos wikis para formatar o conteúdo) a partir de valores introduzidos pelo utilizador.

Esta folha também pode ser descarregada para uso offline.

Como usar: O utilizador deverá escolher uma página típica da publicação, nem invulgarmente cheia de texto nem invulgarmente vazia, contar o número de palavras em 10 linhas completas de texto, o número de linhas completas de texto e o número de linhas incompletas e introduzir nas células a verde da tabela estes valores, bem como os títulos e autores das várias obras de que se compõe a publicação e o número de páginas que cada uma delas ocupa. A folha estima o número de palavras de cada obra e portanto a categoria em que ela se insere e cria o wiki markup que poderá ser de seguida copiado para o Bibliowiki, apresentando os resultados (incluindo alguns intermédios) nas células a vermelho, onde não devem ser introduzidos quaisquer dados.

Google sheet "Antologias, coletâneas e etc."

O link

Para auxiliar a recolha de dados sobre publicações compostas por várias obras (antologias, coletâneas, coleções de contos interligados, revistas, fanzines, etc.), criámos também no Google Sheets uma folha de cálculo onde estão listadas e codificadas por cores (e ordenadas alfabeticamente, exceto as mais recentes que geralmente se acumulam durante algum tempo no fim da lista) as diversas obras desse tipo que já estão no Bibliowiki. Obras a verde são obras que em princípio não necessitam de mais dados ("em princípio" porque podem faltar dados quando há várias edições de uma dada obra, pois estas podem conter variações de conteúdo ou de títulos — aconselha-se os visitantes a conferir); obras a outras cores têm vários graus de carência de informação, estando a vermelho aquelas cujo conteúdo é totalmente desconhecido.

Agradece-se qualquer informação que possa colmatar, ainda que parcialmente, as lacunas assinaladas nesta folha. Para isso pode ser usada a folha "Contas dos contos", e/ou usar algum dos métodos descritos nesta página do blogue.

Ramificações abandonadas

Algumas das ramificações do Bibliowiki foram ficando abandonadas nas margens do tempo e da evolução que ele traz. Algumas houve que desapareceram por completo, de outras ainda se encontra rasto.

  • Mais que uma ramificação, o site Ficção Científica e Fantástico em Portugal é um antepassado, criado em 2000 e atualizado até 2002, altura em que as limitações do suporte tecnológico em que assentava (era um site estático, feito em HTML puro, sem uma base de dados de suporte) o tornaram impossível de gerir adequadamente. Desse site, o Bibliowiki herdou os dados, o logotipo e, até certo ponto, uma filosofia. Continua disponível no endereço http://ficcao.com.pt/enciclopedia/ por uma questão de nostalgia.
  • O Bibliowiki.br foi uma ramificação propriamente dita, datada de 2008, época anterior a este site começar a incluir material oriundo dos outros países de expressão portuguesa. Nessa época, o Bibliowiki pretendia apenas compilar dados sobre a edição em Portugal tal como já acontecia com o site que lhe deu origem, por falta de capacidade para englobar tudo. A ideia do Bibliowiki.br era fazer-se um trabalho semelhante sobre a edição no Brasil e depois ligar os dois sites em rede. Não resultou e depressa o trabalho no site brasileiro foi abandonado. Alguns meses mais tarde, o Bibliowiki assumiu a ambição de compilar toda a edição em língua portuguesa. O site brasileiro continua disponível no endereço: http://editthis.info/fcfantasiabr/
Ferramentas pessoais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas